Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Cotrim Contabilidade orienta sobre nova regra para emissão de notas fiscais inicia em abril

Ícone - Data de Publicação 03/04/2025      Ícone - Autor CDL BM



Foto - Cotrim Contabilidade orienta sobre nova regra para emissão de notas fiscais inicia em abril

< Voltar para notícias



A partir do dia 1º de abril de 2025, os Microempreendedores Individuais (MEIs), que emitem notas fiscais de vendas de mercadorias, precisam informar o Código de Regime Tributário (CRT), com o código 4. O Código de Regime Tributário indica para a Receita Federal, o regime tributário ao qual a empresa está sujeita. 

Atualmente existem 04 códigos CRT vigentes, sendo eles:
CRT 1 – aplicável a empresas tributadas pelo Simples Nacional;
CRT 2 – destinado a empresas tributadas pelo Simples Nacional, obrigadas a recolher ICMS e ISS por fora do regime simplificado;
CRT 3 – atribuído a empresas que não estão enquadradas no Simples Nacional
CRT 4 – código específico para Microempreendedor Individual (MEI).

A criação de um CRT específico para o MEI facilita a fiscalização e a conferência das regras fiscais aplicáveis a operação. Cumpre lembrar que o MEI segue desobrigado da emissão de notas fiscais, em vendas a consumidor final pessoa física, todavia, é necessário fazer a emissão de notas, sempre que realizar vendas a pessoas jurídicas. É importante que os comerciantes enquadrados no MEI, contatem o suporte de seus sistemas emissores de notas fiscais, para que verifiquem se o sistema está devidamente configurado, para emitir notas com CRT 4.

Há também de se observar que além do CRT, outo ponto fundamental da emissão de notas do MEI é o código CFOP, visto que é esse código que denota a finalidade da emissão da nota. É através do código CFOP, por exemplo, que o MEI informa se a operação praticada foi uma venda, ou uma simples remessa de mercadorias.

É importante que os microempreendedores estejam atentos a essa nova obrigatoriedade de informar o código CRT 4 em suas notas, bem como um informem CFOP adequado às operações praticadas. Um código de regime tributário erroneamente informado, ou eu erro de CFOP, podem deixar a empresa sujeita a autuação fiscal pelo descumprimento de obrigações assessórias. Por esse motivo é importe que o MEI tenha acesso a um bom programa emissor de notas e uma assessoria contábil de qualidade, para que assim possa cumprir com suas obrigações evitando penalizações.

 

Matéria por: Eduardo Cotrim - Cotrim Contabilidade





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!